quinta-feira, 2 de maio de 2013

CAMINHOS.... É PRECISO OUSAR!


Enviei esta frase a uma amiga recente, também grande admiradora de Fernando Pessoa. Ela respondeu-me "Nem sei o que te diga ...estou sem palavras...esta frase tem-me acompanhado desde há algum tempo...Aliás, em tempos encontrei o quadro que te envio."
 
Aqui vai... para apreciar e, quem sabe ... OUSAR IR MAIS LONGE!
 
 
Inline image 1

terça-feira, 30 de abril de 2013

CORTIÇA AUMENTADA - IDEIA PORTUGUESA!

 Setas, ambiente, reciclar, símbolos, verde, árvores

Os portugueses são criativos? Sem dúvida! Mais uma vez distinguiram-se na área da ciências e a ideia é candidata ao Prémio Europeu do Inventor 2013, atribuído pelo Instituto Europeu de Patentes (IEP). Criado em 2006, tem como objectivo distinguir pessoas inventivas e equipas de investigação que desenvolvem projectos que permitam o desenvolvimento económico e social. Os vencedores do Prémio serão anunciados a 28 de Maio, em Amesterdão, pelo IEP.

 Helena Pereira, investigadora e vice-reitora da Universidade Técnica de Lisboa explica:  
“O processo baseia-se na aplicação de micro-ondas para fazer a expansão das células de cortiça. É um processo ambientalmente vantajoso, sem utilização de produtos químicos ou de geração de efluentes poluentes. Como se pode dizer que se «faz mais» com a mesma produção, também há um efeito benéfico em termos de floresta e da pressão a que ela eventualmente poderá estar submetida para a extração da cortiça”.
 
 
Este novo método foi patenteado em 2011, o que permite a proteção e salvaguarda dos direitos do seu(s) inventor(es). Os portugueses são criativos, inventivos, precisam é de registar as suas criações, invenções, sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, protegidos pela Propriedade Industrial. Em caso de dúvida, pode consultar o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Mais uma vez, registe, registe, nunca sabe o que pode ganhar e contribuir para o progresso científico, social e económico!