terça-feira, 3 de setembro de 2013

PORTUGAL SOMA E SEGUE NO TURISMO!

 

A cidade de Lisboa, a atraente "Cidade da Luz Branca",  foi a mais votada como destino europeu em estadia de curta duração de acordo com uma votação online organizada pela "European Consumers Choice".
O Castelo de São Jorge, os irrestiveis miradouros da Graça, São Pedro de Alcântara e  Santa Luzia foram alguns dos pontos mais aclamados das sete colinas de Lisboa.
O clima agradável  e os longos dias de luz foram outros dos motivos que se destacaram nesta eleição.    




Mas há mais....
O Algarve 

eleito como o melhor destino europeu de praia, entre destinos tão conhecidos como Oludeniz, Corfu e  Marbella, respectivamente, na Turquia,  Grécia e Espanha,
 
e.... ainda ...
 
como o melhor destino de golfe da Europa continental pela revista britânica "Today's Golfer" pelo segundo ano consecutivo.


 
 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CASTELO DO SABUGAL

Conhecido pelas suas cinco quinas, o  castelo do Sabugal, com  uma torre pentagonal, com 38 metros de altura, constituia uma excelente defesa e ponto de vigilância dos exércitos inimigos. Hoje é um monumento patrimonial de referência da época medieval na região de Riba Côa.




 
 
 
D. Dinis, o rei lavrador, tornou Sabugal território portugês retirando-o do domínio de D. Fernando IV de Castela.

Com a Batalha do Sabugal, em  1811,  as tropas anglo-lusas sob o comando do Duque de Wellington, durante a Terceira Invasão Francesa venderam  as tropas francesas de Napoleão Bonaparte, comandadas por Massena, que foram forçadas a retirar em direcção a Ciudad Rodrigo.
Após a  restauração da independência nacional, em 1640, o Castelo do Sabugal, constituiu um ponto de defesa fundamental contra as tropas espanholas.




Pode conhecer  mais sobre Sabugal e as suas tradições, como a capeia arraiana, no Museu do Sabugal.

Já ouviu falar da rede de judiarias? Pode começar pela Casa do Castelo, junto ao Castelo do Sabugal, uma casa recuperada, dedicada ao turismo da região, onde foram encontrados vestígios judaicos e romanos.



Outras opções de lazer muito convidativas: descansar à beira do Côa,  fazer praia fluvial no Sabugal ou na zona, ou um passeio pela serra da Malcata.