quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PORTA N.º 3 - CASCAIS

 
Encantadora, requintada, esta vila piscatória tornou-se conhecida pelas praias, o charme das ruas. É um dos locais turisticos mais frequentados junto a Lisboa, cosmopolita e com oferta cultural e desportiva, convida a um passeio junto ao mar.  
 
Da origem do nome  Cascais diz-se que se deve à expressão cascal, ou seja, local coberto de Cascas ou conchas de marisco, com o tempo, tornou-se Cascais.
 


 
Em Cascais,  a antiga Biblioteca Condes de Castro Guimarães, convertida em museu, teve como leitora Sophia de Mello Breyner. O mar constituiu uma fonte de inspiração para a sua criação literária ao ponto de ter escrito "quando morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao mar."
 
 
A cultura como porta para a liberdade numa frase de Sophia de Mello Breyner:
 
"A cultura é uma das formas de libertação do homem. Por isso, perante a política, a cultura deve sempre ter a possibilidade de funcionar como antipoder. E se é evidente que o Estado deve à cultura o apoio que deve à identidade de um povo, esse apoio deve ser equacionado de forma a defender a autonomia e a liberdade da cultura para que nunca a acção do Estado se transforme em dirigismo."