quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

NADIR AFONSO




 
 
A arquitectura fez parte do percurso acidental de Nadir Afonso. Pintor por vocação, acabou por se tornar uma referência do abstraccionismo geométrico.
  
 
 
Em entrevista, Nadir Afonso disse “a obra de arte não está na representação dos objectos.Por volta dos 17 ou 18 anos, pus-me a pensar que tinha de haver mais alguma coisa. E pensei, na minha ingénua idade, que a a alma, o espírito do artista, também era expresso. Mas como fui sempre coca-bichinhos, comecei a magicar que não era a alma, que tinha de haver leis. Depois de muito trabalhar e ‘cocar’, percebi que as leis eram as da geometria: as do quadrado, do círculo, do triângulo”.

Agraciado com diversos prémios, entre os quais, o Prémio Nacional de Pintura, o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso,  condecorado com o grau de Oficial e de Grande-Oficial (da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada), Nadir Afonso que trabalhou com Le Coubusier e Oscar Niemeyer mereceu também o reconhecimento internacional.
 
 
 
A influência da matemática e da geometria  é marcante na pintura de Nadir. Como ele próprio referiu  em entrevista " ... primeiro impulso é automático, arbitrário, não exige esforço. Pego no lápis que me veio à mão e sai o que sair. À medida que vou acrescentando mais traços é que se vão criando relações matemáticas. Depois o último traço é o diabo, porque está sujeito a toda a matemática interior da composição”. E a geometria "é um espectáculo de exactidão, mas também é muito emocionante. Quando estou triste, não vejo televisão. Pego num círculo e começo a olhar-lhe para o centro. Ou a harmonizar um quadrado com um círculo. Isso consola-me e acalma-me”.
 
 
                                                         Estação de Metro em Lisboa
 
          
 Para Nadir Afonso, pintor, mestre do abstraccionismo geométrico, falecido no dia 11 de Dezembro de 2013 em Cascais com 93 anos, o tempo na pintura não tinha importância. Nadir que podia demorar anos a pintar um quadro, mas a pintura era o caminho para encontrar a paz e a tranquilidade.