sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

NATAL DOS SIMPLES

 
 





A letra é sobre as Janeiras mas é também uma invocação ao Natal a canção "O Natal dos simples" que, tal como o título da canção, é uma mensagem de simplicidade, um valor cada vez mais importante. Ouvi esta música há poucos dias num concerto de Natal e ficou no ouvido.... Pam pam pam pam!
  



Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras
 
 
 
Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas

Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte

Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra

Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra


Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa

Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza


Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura

Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura
 
 
Letra e música: José Afonso


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PORTUGAL PARTICIPA


No dia 3 de Dezembro decorreu na Casa das Histórias Paula Rego a primeira conferência "Portugal Participa". A Câmara Municipal de Cascais foi a anfitriã deste projeto que tem como objetivos, entre outros, a criação de uma rede de autarquias que permitam consolidar processos de democracia participativa.
 
Esta iniciativa pretende orientar e reforçar os poderes e competências da sociedade civil através da introdução, acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Pretende-se assim, estimular a participação da cidadania nos processos de decisão coletiva promovendo a transparência e a responsabilização públicas.
 
Para além do município de Cascais, Odemira e Funchal foram seleccionados como municípios-pilotos para testar as novas ferramentas de democracia participativa.
 

 
Destaca-se a assinatura da Carta de Compromisso de Criação da Rede de Autarquias Participativas por vinte e duas Câmaras Municipais a que se seguem ainda mais sete autarquias, num total de 29 Câmaras Municipais. Serão assim, 29 Câmaras Municipais unidas em rede para promover mudanças de participação e exercício de cidadania.