sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

DECISÕES 2015


Um dia li que "a felicidade é um caminho em construção".  Depende de nós? Claro que sim, embora passe também pelos outros que podem influenciar ou mudar a nossa vida, mas somos nós que decidimos o que queremos fazer com o que nos acontece. 

Estar feliz não é um estado de espírito permanente, não temos que estar felizes ou mostrar que estamos para sermos melhor aceites. Há pessoas mais ou menos melancólicas, pessoas alegres por natureza, por isso, o que é importante é fazer e tomar decisões que nos possam fazer sentir bem (melhor).

Sugestões para 2015:


1. SORRIR
 
Não consegue? Comprendo, às vezes não é fácil, mas quando sorri e se esforça por ver o sol atrás das nuvens, não é mais compensador? Pode não resolver, mas ajuda a aliviar a pressão e, quem sabe, encontrar uma solução. E, ao sorrir, vai sentir-se bem melhor!
Já está a sorrir? 
 Smileys Showing Happy Cheerful Faces
 
2. COM QUEM QUERO PASSAR O TEMPO? COM QUEM QUERO ESTAR?
 
Esta pergunta é fundamental! As relações construtivas e fortes são as que nos fazem bem. Ter relações com pessoas que drenam a nossa energia e tempo e, muitas vezes, nem nos ouvem (só elas é que têm problemas!), é para deixar para trás. Pessoas que nos fazem mal? Não!!!! Há pessoas que nos podem fazer tanto bem e ajudar-nos a descobrir o melhor que há em nós.  Prevalece o ditado "mais vale só que mal acompanhado" 
 
  
3. MEDITAÇÃO

 Não será por acaso que a meditação e o ioga são actividades milenares.

Exercícios de respiração, ioga ou outro exercício de meditação permitem estar em contacto com nós próprios. Estas actividades ajudam a melhorar a concentração e combatem a pressão e ansiedade.

Sentir a tranquilidade e o silêncio e, como dizia no outro dia um poema,  "deixa o vento soprar....".

Experimente 10 minutos diários, se acha que não tem tempo para mais, e a sua vida pessoal e profissional vai agradecer!

 
4. EXERCÍCIO FÍSICO E ÁGUA

Bons hábitos: o exercício físico e o consumo de água. Não há dúvida que o exercício físico faz-nos sentir melhor, dá-nos mais confiança e energia!

Caminhadas, actividade em ginásio, andar mais a pé, utilizar transportes públicos... mexa-se, mexa-se!

E H2O, água. Este precioso líquido  tem um efeito muito positivo para o corpo e pele. Beba mais água.


5. DORMIR MAIS 

Chegada a hora de ir dormir, não apetece, ficamos mais tempo acordados, mas de manhã, à hora de levantar o corpo e a mente queixam-se do sono.

Dormir bem é fundamental para equilibrar o corpo e a mente. Sentimo-nos mais enérgicos, tranquilos e preparados para responder aos desafios do dia.


6. CONTACTO COM A NATUREZA

Passear na Natureza é revigorante, dá-nos satisfação e equilíbrio.

Campo, serra, mar, rio, parque... seja qual for o ambiente, passeie ao ar livre. Aproveite para convidar os amigos para uma caminhada. Será um momento ainda mais agradável. 

 
7.  O MENOS É MAIS! SIMPLICIDADE!

As listas extensas com objectivos de início do ano revelam boa vontade, mas é preciso definir  objetivos de forma ponderada e realista. Caso contrário, apenas vai criar frustação.

Uma lista curta com objectivos específicos, mensuráveis no tempo ajudam a clarificar prioridades.

E simplicidade nas escolhas. Comprar o necessário, revela capacidade de gestão e auto-domínio.

8.RESILÊNCIA

Tentar, tentar, tentar! Falha uma vez? Tente outra! Apenas quem não tenta, não corre o risco de falhar.

É importante tirar partido da experiência, do erro. Uma análise mais cuidada ou uma tentativa mais comprometida podem fazer a diferença.