sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ASTROFÍSICO PORTUGUÊS GANHA PRÉMIO EUROPEU PARA INVESTIGAR AS EQUAÇÕES DE EINSTEIN


No ano em que se assinalam 100 anos da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, Vítor Cardoso, investigador do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (Centra) IST, ganha uma nova bolsa, de 1,5 milhões de euros, do Conselho Europeu de Investigação  (ERC, na sigla em inglês). A primeira bolsa, no montante de um milhão de euros, foi recebida pelo investigador português, um dos poucos físicos premiados duas vezes com uma bolsa atribuída pelo ERC, em 2014.
 
 
Com o valor deste prémio, o astrofísico irá prosseguir a investigação das equações de Einstein na Teoria da Relatividade Geral, estudar os buracos negros  e as ondas gravitacionais com o supercomputador Baltasar Sete-Sóis, do grupo de investigação de Vítor Cardoso, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.
 
                                                                                                            

 

Segundo a  previsão da Teoria da Relatividade Geral, pouco depois do início do Universo, há cerca de 13.800 milhões de anos, criado pelo Big Bang, a sua expansão produziu “ondas gravitacionais” -  ondulações no espaço-tempo. 
 


                      
Uma curiosidade: a origem do nome do supercomputador foi inspirado em Baltasar Mateus, o Sete-Sóis, personagem do livro Memorial do Convento de José Saramago. Foi Baltazar Mateus que, contra os ditames  e evidências instituídos na época, ajudou o padre Bartolomeu Lourenço a construir a passarola que um dia iria sobrevoar Lisboa. Outros desafios se colocam a Baltasar Sete-Sóis.