sexta-feira, 6 de março de 2015

PORTA Nº 16 - BELMONTE

 
Localizada na região Centro, no distrito de Castelo Branco, Belmonte é uma vila portuguesa cuja história  remonta à concessão do foral de D. Sancho I, em 1199.

Uma curiosidade, foi nesta agradável vila que nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral  que, no século XV, descobriu o Brasil. Pode visitar o Panteão dos Cabrais, onde se encontra um túmulo com alguns restos mortais de Pedro Álvares Cabral, para além de outros da mesma família.

 
A histórica de Belmonte tem uma forte ligação com a comunidade judaica que devido à intolerância religiosa na Península Ibérica teve Belmonte como abrigo.
Os judeus sefarditas, descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha, acabaram por ter que fugir devido à perseguição religiosa . A palavra "sefardita" tem origem na denominação hebraica "sefarad" que significa Península Ibérica.

 
O Museu Judaico de Belmonte, primeiro sobre o tema em Portugal, que mostra as tradições e o dia-a-dia dessa comunidade, é uma referência nacional. Há ainda outros locais de interesse que vai gostar de visitar: o Castelo de Belmonte, a Torre de Centum Cellas - no Colmeal, muito perto de Belmonte - e o Museu dos Descobrimentos. Aqui faço uma pausa, gostei muito de visitar este Museu que nos faz viajar para o Brasil em imagens e sons.
 
Com a recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, construído sobre uma Ermida construída no século XIII , surge a Pousada de Belmonte com uma excelente vista.
 
 

 
 
A origem do nome Belmonte não é certa. Há quem afirme que se deve à beleza do monte visto de longe - belo monte- e quem lhe atribua a origem do topónomo por ter sido fortificado pelo menos com dois castelos e ao culto ao deus da guerra - belli monte - Monte de Guerra. Bellimonte - Monte da Guerra -  daria origem a Belmonte.
 
É pela beleza da paisagem de Belmonte que vamos! Pela Cova da Beira, o Vale do Zêzere, e pequenas serras que revelam antigas marcas geomorfológicas características da região.