quarta-feira, 20 de maio de 2015

MUSEU ABADE BAÇAL - BRAGANÇA

  


O ano passado conheci Bragança, em Trás-os-Montes, cidade acolhedora, plana, com um castelo com séculos de História com muito para contar.
 
Um dos pontos fortes da visita a uma região que tem vindo a ser esquecida, e com tanto para descobrir, foi o Museu Abade Baçal. A apresentação, a organização e as peças do museu são exemplares.  


  






















Sacerdote, etnólogo, etnógrafo e historiador, Francisco Manuel Alves, o Abade Baçal, conseguiu reunir e transmitir a identidade cultural dos transmontanos. A sua obra principal, Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, é constituída por 11 volumes.

  
                                                                                                                





O Museu é uma homenagem ao legado de Abade Baçal, aos transmontanos e a uma região do interior que persiste na conservação dos costumes, saberes e tradições.

Do acervo do museu fazem parte peças de escultura, ourivesaria, numismática e peças do recheio do Paço Episcopal. Para os apreciadores de pintura, as  colecções de pintura com quadros de José Malhoa, Abel Salazar, desenhos de Almada Negreiros, são também uma motivo de visita. Valeu a pena!