segunda-feira, 8 de junho de 2015

OLARIA DE LOUÇA NEGRA - BISALHÃES


Quando via as peças de barro preto e ficava encantada com este artesanato típico, estava longe de pensar que este património único com cinco séculos de existência se poderá extinguir.  

Foto retirada de:http://www.nervir.pt/bisalhaes/

Em Bisalhães, perto de Vila Real, são feitas as peças pretas. Gosto em especial da cor, mas também da simplicidade da decoração geométrica e/ou vegetalista feitas, muitas vezes, com uma pedra do rio. 
 
Uma arte ancestral ameaçada pela falta de novos artesãos e que actualmente subsiste devido à persistência e paixão de experientes oleiros, quase todos com idades entre os 70 e os 80 anos. São estes cinco oleiros de Bisalhães que mantêm uma tradição que tem passado de geração em geração.
 
 
 
 
Em Bisalhães, aldeia transmontana, que deu o nome a esta olaria, estão os fornos  onde as  peças são colocadas. Depois uma camada de rama de pinheiro verde é colocada por cima das peças. A cozedura a elevadas temperaturas e  os vapores orgânicos libertados pela lenha resinosa dão a cor a estas peças.
 
                                                                                  
 
No dia 5 de Março, o Barro Preto de Bisalhães foi reconhecido como património cultural nacional, tendo sido inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial. Esta arte tem ainda uma candidatura a Património Imaterial da UNESCO  cujo resultado será divulgado em Novembro de 2016.

                                                    Foto retirada de:http://www.nervir.pt/bisalhaes/
 
Boas razões para acreditar que, com estas iniciativas e com a realização de cursos de formação, se preserve esta arte que tem passado de geração em geração, de acordo com as técnicas ancestrais e características específicas, na lista do precioso artesanato português.