quarta-feira, 1 de julho de 2015

PORTA Nº 19 - ALCÁCER DO SAL

Os antigos bairros medievais e o castelo são traços característicos da histórica cidade de  Alcácer do Sal.

Anexada ao Império Romano, a denominação de Alcácer, Bevipo, é substituída por Salacia (Urb Imperatoria), em homenagem à esposa do Deus Neptuno, revela a importância do comércio marítimo no desenvolvmento da região.
Debruçada sobre o rio Sado, Alcácer do Sal teve uma grande importância na época dos Descobrimentos portugueses. O abundante pinheiro manso da região e a qualidade da madeira eram propícios para utilização na construção naval.
 
A influência islâmica, que terminou em 1217, com a  reconquistada pelas tropas portuguesas, está presente em Alcácer. Um ano depois, 1218, D. Afonso II concede-lhe Foral. 
 
Foi ainda nesta cidade que, em 1495, D. Manuel I foi aclamado rei.
 
Hoje, apesar da utilização do percurso ferroviário ter diminuído a importância do  Rio Sado, a proximidade do rio continua a ser uma excelente mais-valia turística e de grande valor cultural que tem vindo a ser cada vez mais apreciada e utilizada. Uma paisagem convidativa para deliciosos passeios de barco! 

A escassos kilómetros da cidade, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Sado que abrange canais, esteiros e sapais.

 
 
 
 
 

O conhecido matemático português, Pedro Nunes, nasceu em Alcácer do Sal em 1502.
 




 Leccionou as disciplinas  de Filosofia Moral, Lógica e Metafísica na Universidade de Lisboa.  Em 1529, foi nomeado cosmógrafo do reino por D. João III, tendo ainda desempenhado o cargo de cosmógrafo-mor do reino.


Tutor dos infantes D. Luís e D. Henrique (futuro rei), continuou a leccionar, tendo-se ainda dedicado à investigação. 
 
 
 
 
 Fonte:http://pedronunes.fc.ul.pt/biography.html                                             
  
 
 
O invento de Pedro Nunes, o nónio, instrumento que consiste na sobreposição de escalas no astrolábio náutico ou no quadrante, destaca-se na vasta  e inovadora obra  deste matemático que alterou a forma de navegar.

 
Imagem
 
 
 Pedro Nunes morreu a 11 de Agosto de 1578, em Coimbra onde leccionou na Universidade.
 
O Tratado da Esfera e De Crepusculis, respectivamente de 1537 e de 1542, são duas das grandes obras de Pedro Nunes.
 
 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DEVERES HUMANOS - José Saramago


No dia 18 de Junho, assinalaram-se cinco anos do falecimento de José Saramago distinguido com o Prémio Nobel da Literatura.
 
 
 
A elaboração da Carta de Deveres Humanos referida no banquete de recepção do Prémio Nobel de Literatura, em 10 de dezembro de 1998, em Estocolmo, tem sido a inspiração para um debate que reuniu na Cidade do México personalidades de diversas áreas. 

 
 
“Foi-nos proposta uma Declaração Universal de Direitos Humanos, e com isso julgamos ter tudo, sem repararmos que nenhuns direitos poderão subsistir sem a simetria dos deveres que lhes correspondem, o primeiro dos quais será exigir que esses direitos sejam não só reconhecidos, mas também respeitados e satisfeitos”, disse José Saramago.
 
 
 
 
 
Um alerta para a consciencialização do poder da cidadania, do dever de intervenção da sociedade para construir um mundo melhor. 



 
 
 
"Tomemos então, nós, cidadãos comuns , a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicamos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor." José Saramago