terça-feira, 4 de agosto de 2015

PORTA Nº 20 - ESTREMOZ

 
A fortaleza de Estremoz constituiu uma fortaleza importante na Guerra da Restauração e nas lutas liberais. Situada num ponto alto, a nossa vista é atraida pela Torre das Três  Coroas (reinado de D. Sancho II, D. Afonso III e D. Dinis), torre do século XIII com 27 metros.
 
Fortemente ligada à Rainha Santa, D. Isabel, para quem o seu esposo, D. Dinis, mandou construir o castelo e o palácio, Estremoz conta ainda com Capela da Rainha Santa que se encontra revestida de azulejos que relatam a sua vida.
 
No Museu Municipal encontramos, entre outros, achados arqueológicos e um conjunto de peças de carácter etnográfico. Destacam-se os Bonecos e Olaria de Estremoz e  a reconstituição de uma Casa típica Alentejana.
 
 
 
 
As diversas portas e baluartes fazem-nos lembrar a proteção que esta cidade conferia nos tempos de batalhas e conquistas.
 
Na praça principal, a animada feira no Rossio, traz-nos a agricultura local.
 
É muito agradável um passeio nesta cidade circundada por  muralhas, torres e ruas pitorescas numa cidade com uma grande diversidade de artesanato: latoaria, ferro, estanho, tapeçaria, cerâmica, cortiça e madeira, entre outros. E, claro, não poderia faltar a extração de mármore.   
 
Aposto que não vai ficar indiferente aos queijos, enchidos e vinhos, numa cidade alentejana como Estremoz.