quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CALÇADA PORTUGUESA

 
Tipicamente portuguesa, conhecida por calçada portuguesa ou mosaico português, esta forma de calcetar é feita com pedras de formato irregular.  
 
Utilizada  na pavimentação de passeios, de espaços públicos e espaços privados, é utilizado o calcário, geralmente em  branco e negro, recorrendo a  padrões artísticos muito diversificados.
  
 
Foto: Margarida Rebelo
 
Para além do calcário é também utilizado o basalto, em especial nas ilhas onde abunda esta rocha que, pela sua dureza, dificulta a realização de padrões e motivos estéticos.

Com D. Manuel I é iniciado o calcetamento das ruas de Lisboa. Foi criado, em especial, para acolher a numerosa comitiva, adornada com as riquezas do Oriente, que participava nos festejos do aniversário do rei a 21 de janeiro. Em pleno Inverno, com as ruas sujas, o calcetamento das ruas foi a solução encontrada para evitar que a comitiva ficasse enlameada. Como era a única vez que o rei se apresentava à população nasce a conhecida expressão: "Quando o rei faz anos ...".  
 
Na Praça do Rossio encontramos a primeira grande obra de calçada portuguesa, inspirada no IV  Canto de "Os Lusíadas",  que veio trazer beleza e luz à  cidade lisboeta. Pouco a pouco, o resto do país adaptou este revestimento pedonal que permite criar verdadeiras obras de arte numa aliança entre a funcionalidade e a estética.
 


                            Foto: Agenda Cultural de Lisboa


A calçada portuguesa alargou-se para os países lusófonos, e no  Brasil encontra grande aceitação. O memorável calçadão da Praia de Copacabana é uma das referências mais emblemáticas.
 
                                           Foto: TimeOut Brasil
 
 
 
 
                        Foto: Jornal "O Público"
 
 
Traço característico do património cultural português, a calçada portuguesa apresenta dificuldades de manutenção. Coloca-se a questão da segurança, faltam calceteiros profissionais, mas como qualquer outro pavimento, se  houver uma contínua e cuidada manutenção,  será que se compromete a segurança? 
 
A beleza e o trabalho artístico dos motivos e padrões tornam a calçada portuguesa  uma arte única.
 
Vamos dar um passeio na nossa calçada?
 
 
 
 
 
 
 
Foto: Câmara Municipal de Cascais