sábado, 26 de setembro de 2015

CORES DE OUTONO

Chegou o Outono, este ano no dia 23 de Setembro. Um Outono cheio de luz,  de folhas secas a dançar no chão com a brisa fresca.
 
 Como gosto de passear nos jardins com folhas caídas, faz-me lembrar o tempo de criança.
 
As cores de Outono ... amarelo, castanho e vermelho forte. 
  
  
 
Foto: Margarida Rebelo
 
 
E ao entardecer fica uma luz doce e acolhedora que retribui a tranquilidade da realização de uma missão cumprida, mesmo que seja num momento de contemplação.
 
As folhas secas continuam a decorar o chão, e com os últimos raios de luz instala-se um frio discreto que faz apertar o casaco.  
 
 Junto ao rio, com o cântico da brisa entre as folhas das árvores despidas, vagueiam as cores de Outono, amarelo, castanho e vermelho forte.
 
 
Foto: Margarida Rebelo


UM ÓPTIMO OUTONO!



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

RENDA DE BILROS

Não se sabe bem quando surgiu a delicada renda de bilros, mas é certo que no século XVII os bilros fazem parte das almofadas cilíndricas das mulheres de Peniche. A conhecida pintora Josefa de Óbidos pintou em diversos dos seus quadros as rendas de bilros, tendo ainda este artesanato marcado presença na Exposição Universal de Paris.
 
             Bilros
 

Feita em diversos pontos do país, destacam-se as rendilheiras de Peniche devido à mestria e esmero que lhe  imprimiram uma perfeição incomparável. 

 
 

Rendas de bilros
Foto: CM Vila do Conde
 
 

Atualmente, a Escola Secundária José Régio em Vila do Conde integra uma disciplina relacionada com a aprendizagem das tradicionais Rendas de Bilros de Vila do Conde no ensino vocacional.  Segundo o diretor, "qualquer escola tem a obrigação de preservar aquilo que faz parte da história da localidade onde está inserida".
 
 leque renda de bilros 3
Foto: Terra Lusa
 
Em Vila do Conde,  o “Museu das Rendas de Bilros”  permite-nos conhecer a história, a técnica de trabalho e os instrumentos utilizados na renda de bilros. As rendilheiras que habilmente preservam esta arte exemplificam aos visitantes a técnica da renda de bilros.   
Foto: http://rendadebirras.blogspot.pt/2009/01/as-minhas-rendas-de-bilros.html
 
 
Foto: Ver Portugal
 
 
 
Uma arte tradicional que merece ser preservada pela sua singularidade e beleza. Uma forma de artesanato que pode ser utilizada em brincos, colares, panos, peças de vestuário ... haja imaginação!
 
 
 
 

 
 


Uma sugestão para as noivas