quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS - TEC- 50 ANOS DE ACTIVIDADE

 
Macbeth”, de William Shakespeare foi a peça escolhida pelo Teatro Experimental de Cascais - TEC -  para assinalar cinquenta anos de actividade.
 
O TEC tem merecido entusiásticos elogios e projetado actores e actrizes de qualidade, não poderia deixar de comemorar uma data tão significativa. Já vi várias peças desta companhia que se destaca pelo nível de excelência e de  empenho. 
 
 
Foto: Câmara Municipal de Cascais
 
 
Uma das mais trágicas dramaturgias do escritor inglês, Macbeth representa a ascensão e queda do casal Macbeth que, para subir ao trono, engendra o assassinato do rei da Escócia. Um retrato das consequências da ganância política, da procura do poder apenas para benefício pessoal. 
 
Uma curiosidade, no universo teatral anglófono é considerado como a peça "amaldiçoada", e nem o nome da peça é pronunciado em voz alta, sendo o seu nome referido como "The Scottish play" ("A peça escocesa").
 
 Foto: Câmara Municipal de Cascais

A encenação da peça contou com Carlos Avilez, partindo da adaptação de Miguel Graça. No palco estarão presentes Teresa Corte-Real, Luiz Rizo e Sérgio Silva. Conta ainda com Marco d’Almeida e Flávia Gusmão nos papéis principais, antigos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais. 
 
 
 
Foto: Câmara Municipal de Cascais
 

Em cena, de 13 de novembro a 27 de dezembro no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Monte Estoril, com sessões de quarta a sábado, às 21h00 e domingo às 16h00.
 
 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

DIÁSPORA - FESTIVAL LITERÁRIO DE BELMONTE - 2ª edição



Belmonte, vila encantadora, terra de Pedro Álvares Cabral, irá receber Diáspora - Festival Literário, 2ª edição, entre os dias 20 e 22 de Novembro de 2015.


Entre as presenças confirmadas para participar neste Festival conta-se, entre outras, com Mário Cláudio, Pedro Mexia, Jaime Nogueira Pinto, Gabriela Canavilhas, Afonso Cruz.


11220457_503218699838917_6842614838422584406_n
 
Fonte: Câmara Municipal de Belmonte

  

 O tema central do Festival é a relação entre esta vila, o Brasil e o judaísmo.   Estão previstas diversas conferências, exposições, mesas de debate num cruzamento entre autores de diferentes nacionalidades e gerações.  
 
 
 
None
 
Estátua de Pedro Álvares Cabral
Foto: Aldeias Históricas de Portugal
                           Castelo de Belmonte                                      
Foto: "Capeia arraiana"
 
 
           
Uma oportunidade para conhecer ou voltar a visitar Belmonte numa perspectiva literária.  



Museu Judaico
Foto: Câmara Municipal de Belmonte


 
               Uma iniciativa que, com elevada qualidade, promove a cultura no interior, aproxima autores e o público num ambiente propício ao diálogo.


 Marque na sua agenda!