sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS - Lisboa



O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, acolhe a 28ª Edição da  Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de 5 a 8 de Dezembro. O tema deste ano é  A cor nos Minerais.
Foto: Agenda Cultural de Lisboa



























Foto: home.uevora.pt





 Como  apreciadora da beleza geológica não posso deixar de ir a esta feira anual. É extraordinário a diversidade e generosidade do nosso planeta  de que os minerais, gemas e fósseis são exemplos. Uma Feira que nos faz perceber um pouco mais sobre a Geologia, a ciência que estuda, entre outras, a composição, a estrutura da Terra. Uma ciência que permitiu calcular a idade do nosso planeta: cerca de 4,6 bilhões de anos. 



 
                                                    Foto: Mineralia Portugal


Nos expositores encontramos minerais que encantam pelas suas  múltiplas formas e cores. A Feira que se realiza numa zona de Lisboa tão agradável, perto do Príncipe Real, conta ainda com conferências e actividades pedagógicas e lúdicas.



 
 
 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

VILA MADEIRO - PENAMACOR

A tradição ainda é o que era, e Penamacor mantém o  Madeiro, uma forte e conhecida tradição que a torna também conhecida como  Penamacor Vila-Madeiro. 
 
 
                              Foto: Câmara Municipal de Penamacor

 
Os Madeiros, grandes fogueiras que se acendem no adro da Igreja ou no centro ou praça principal da aldeia ou vila, são também conhecidos por fogueiras do Galo ou fogueiras de Natal, começam com a recolha de troncos, galhos, madeira, perto da altura de Natal.
 
O Madeiro é uma ligação à memória dos tempos  que aquece e une quem partilha esta tradição, uma festa que atravessa gerações. 
 

Capeia Arraina
Fonte: Jornal Beira.pt
 
  
A festa do Madeiro começa em Penamacor no dia 8 de Dezembro. Com entusiasmo, a população acolhe o cortejo de tractores e reboques que  com rapazes e raparigas, antes eram apenas  rapazes, em  cima dos troncos, cantam acompanhados à concertina.  
 
Ateado ao final da noite do dia 24 de Dezembro, excepto em Penamacor, que arde de 23 para 24, o Madeiro mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, num momento de partilha e alegria a população reúne-se à volta da fogueira.
 

                                                          Foto: Câmara Municipal de Penamacor
 
 A Vila-Madeiro tem ainda Tasquinhas, o Mercado de Natal, animação, artesanato em ruas iluminadas que dão um brilho especial a esta festa de Penamacor.