quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

"DA TERRA" - GUARDA - Tradições com futuro

 
 
 
No piso térreo da Galeria do Paço da Cultura, no centro da Guarda, organizada pela Câmara Municipal desta cidade, decorre a exposição  “DaTerra” -Guarda - Tradições com futuro 

 
 
 Um novo espaço que pretende divulgar o artesanato do concelho, não apenas aos turistas, mas também aos residentes e guardenses.






A exposição abrange três tradições da região: a tecelagem, a cestaria e a cutelaria. Posteriormente, está previsto a divulgação de outras tradições e saberes do concelho.

 
 




Um projeto  abraçado pelos artesãos do concelho,  partiu de uma nova abordagem dos produtos e que contou com a participação da designer Lígio Rezzio e de alunos do Instituto Politécnico da Guarda.

 
 

No desafio tradição/inovação, o espaço "DaTerra" recria a utilização dos conhecidos cobertores de papa,  e as facas, as tesouras e os cestos podem adquirir outra apresentação. 
 
O desafio de recriar os produtos tradicionais através do design, dinamizando a ligação entre a tradição e a inovação. Aliciante, não?

 


Uma visita à memória, à intemporal relação entre o ser humano e a Natureza, que através das matérias-primas como a lã, a madeira e o ferro inscrevem o percurso da região da Serra da Estrela.
 

 



A exposição irá estar patente ao público até ao final do ano.

 
 
Fotos: Margarida Rebelo