sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PORTA Nº 23 - CAMINHA

Passear pelas ruas de Caminha, desfrutar da encantadora praça cheia de esplanadas  e tomar uma bebida fresca, faz parte das memórias de férias em Caminha.
 
Bem conservada e apresentada, com vista para a vizinha Espanha para onde se pode ir de ferry-boat, Caminha é uma passagem atraente para quem passa férias na região minhota.
 
 
A localização geográfica de Caminha favoreceu a defesa estratégica  militar dos portugueses na luta contra castelhanos e leoneses, tendo D. Dinis concedeu, em 1284, aos habitantes do concelho a primeira Carta Foral.
 
Caminha teve um especial desenvolvimento devido ao comércio marítimo de onde partiam barcos para diversas partes da Europa e à intensa vida comercial.


A imponente Igreja Matriz, cuja construção foi iniciada em 1428, destaca-se no património histórico de Caminha.

Mais uma vez devido à sua localização geográfica, a defesa do povo de Caminha e das tropas portugueses impediram, durante a 2ª Invasão francesa, 1809, evitaram o domínio de Caminha pelas tropas do Marechal Soult

 
 
 


Caminha é abundante no artesanato e, entre outras artes, destaca-se as rendas e bordados, a cerâmica, os trajes regionais, as miniaturas de barcos, a tecelagem do linho. Claro que a gastronomia também merece uma especial atenção!
 
A tradição religiosa e popular atraem para Caminha diversas festas e romarias. São muitas, mas as conhecidas são a Festa de S. Bento,as Festas em Honra de Nossa Sra. da Bonança as Festas em Honra a Santa Rita de Cássia, a Festa das Solhas e a Romaria de S. João D'Arga.
 
Com tanta festa e romaria, boa gastronomia, património cultural e arquitetónico, belas passagens, é possível resistir a uma visita a Caminha?