quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

LIVRARIA LELLO

Classificada como monumento de interesse público, a Livraria Lello, a mais antiga livraria da cidade invicta, comemorou, na passada semana, 110 anos.
 
  
 

 
 
Inaugurada em 1906, a sua  magnífica fachada Arte Nova, a riqueza e beleza do seu interior tornaram-na conhecida como uma das livrarias mais bonitas do mundo.
 
                                                          Foto: Jornal "O público"
 
Um edifício com carácter único, de um enorme beleza arquitetónica, tem no seu  interior as prateleiras neogóticas, a escadaria vermelha em espiral e o grandioso vitral no tecto, que ostenta o monograma e a divisa da livraria: "Decus in Labore" ("dignidade no trabalho"), algumas das razões que conferem o reconhecimento de uma das livrarias mais bonitas do mundo. Entre outros, do jornal britânico "The Guardian", da editora "Lonely Planet", da CNN em 2014, e do escritor espanhol Enrique Vila-Matas .
 
 
Desde 23 julho de 2015, passou a ser cobrada uma taxa de 3 euros, descontados na compra de livros, para ajudar a suportar os custos de manutenção da livraria devido ao desgaste provocado pelo elevado número de turistas. Curiosamente, após a aplicação desta taxa, as vendas da Lello triplicaram em três meses.
 
Um "ex-libris" da cidade portuense, um edifício que acolhe a paixão pelos livros emoldurado numa arquitectura e beleza ímpares.