quinta-feira, 2 de junho de 2016

FESTA DA ARQUEOLOGIA 2016

 
Muitas vezes, quando pensamos em arqueologia pensamos num amontoado de restos, de vestígios aparentemente desligados e sem importância. Já estou a imaginar a pergunta: "Para que é que isto serve?". Para muito, tendo em conta que a arqueologia é uma ciência social que estuda os antepassados, as sociedades extintas recorrendo, entre outros, a restos materiais, a objetos como uma peça de arte ou um monumento arquitetónicos. 
 
 Para conhecer o passado e compreender o presente a Arqueologia - termo que vem do grego « arkhé », o que está no princípio de tudo, e « logos », pensamento, estudo -  é uma preciosa aliada. 
 
 
           Imagem: http://www.arqueologos.pt/festa_arqueologia/#
 
 
Este ano a Festa da Arqueologia irá realizar-se nos dias 4 e 5 de Junho, entre as 10 e as 19 horas no Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa. O tema escolhido foi a Arqueologia Experimental e conta com a organização da Associação dos Arqueólogos Portugueses
 
 
 
 
Um evento que nos transporta ao passado  que, através  da arqueologia, permite conhecer o quotidiano dos nossos antepassados. Pode assistir aos jogos antigos, a uma peça de teatro romana, participar nas oficinas de criação de utensílios, assistir à projeção de pequenos documentários, na presença de arqueólogos especialistas que podem esclarecer algumas dúvidas e falar de curiosidades.  
 
 
 
                      
 
 
 
                                


Vem conhecer esta festa gratuita que, para além das muitas actividades, conta com lançamento de livros, palestras e conversas com especialistas da área. 
 

 
 


                          




Fotografia: Museu Nacional de Arqueologia
 

 






 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

ÉVORA - AI WEI WEI


Um dissidente chinês, poesia e uma cidade património cultural da Humanidade. O que fazem juntos estes três elementos? Uma combinação que resultou numa exposição.
 
Ai Weiwei, artista chinês que pela primeira vez expõe em Portugal e a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora é o local que acolhe a exposição, na qual Ai Weiwei participa com 20 artistas na exposição  ‘Todo o Património é Poesia’.
 
Com o objetivo de assinalar o 30.º aniversário da classificação de Évora pela UNESCO, em 1986, como Património Mundial da Humanidade, a exposição "Todo o Património é Poesia" pretende ser uma forma de reflexão sobre o património e uma ligação entre o passado e o futuro.
 
 

               Fotografia : Lida Abdul, What We Saw Upon Awakening, 2006.  Cortesia de Giorgio Persano Gallery, Turim

 Esta exposição internacional coletiva encontra-se patente, até ao dia 28 de agosto, no centro de Évora.