quinta-feira, 16 de junho de 2016

CARNAVAL - lha Terceira

 

Ao pensar em Carnaval penso de imediato no Carnaval do Brasil. Seguem-se outros carnavais lusos com grande aderência, como o Torres Vedras, Ovar e outras localidades que ano após ano têm vivenciado com crescente fervor esta quadra festiva.

 

Fotografia: Jornal da Praia

 
 
 
Image result for fotos carnaval ilha terceira 2016 fotos

                                                 Fotografia: Câmara Municipal da Vitória

 

Com surpresa e agrado, falam-me do Carnaval da Ilha da Terceira. Uma festividade com  grande participação da população e que faz parte dos costumes e rituais desta ilha. Mais, está prevista a candidatura à integração das danças e bailinhos de Carnaval da ilha Terceira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

    




 Fotografia: jornalacores9.net


 
 
 

E um Museu do Carnaval? Na vila das Lajes, na ilha Terceira, há um museu que celebra o Carnaval 365 dias do ano e que conta com dez anos de festa : o Museu do Carnaval. Mais uma surpresa com alegria carnavalesca.

 

Fotografia: www.pportodosmuseus.pt

 

 Fotografia: Açores, quiosques de Turismo

 
 

Em diversas salas espetáculos, o Carnaval é feito por dezenas de grupos amadores que conjugando a música com o teatro em rima fazem uma festa contagiante.   

 
 

Fotografia: Lusa

 

Neste cenário de cor e alegria, os grupos, que incluem grupos de emigrantes dos Estados Unidos da América e do Canadá,  dividem-se em bailinhos, danças de espada, de pandeiro e comédias.