sexta-feira, 8 de julho de 2016

GRANDE TELESCÓPIO DO PORTO

observatorio
Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros da Universidade do Porto
                    Foto: pportodosmuseus.pt
 
 
Após décadas de estagnação,  foi reabilitado o maior telescópio do país, o Grande Telescópio da Universidade do Porto localizado no Monte da Virgem, em Gaia. A inauguração realizou-se no passado dia 2 de julho, pretendendo-se com este equipamento ensino e a investigação nas áreas da Astronomia, da Astrofísica e da Engenharia Geográfica.  A divulgação científica é outro dos objetivos, sendo importante para dar a conhecer  a todos os públicos estas áreas, bem como aproximar e sensibilizar para este mundo científico.


Grande Telescópio do Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros da Universidade do Porto
Foto: Notícias Universidade do Porto


Falamos de poluição e, muitas vezes, nem nos lembramos da poluição espacial.  Com este propósito, e no âmbito de uma abrangente  iniciativa europeia, o Ministério da Defesa Nacional irá participar no programa nacional de “Space Surveillance and Tracking” (SST).
 
A esta reabilitação antecedeu, em 2013, à do Círculo Meridiano de Espelhos. Este equipamento adquirido em 1957, distinguiu-se por ser dos poucos, para além do de Pulkovo, na ex-URSS – que alguma vez funcionaram, a permitir determinar a hora por técnicas astronómicas. 
 
 
  Círculo Meridiano de Espelhos
                   Círculo Meridiano de Espelhos
              Jornal de Notícias (Foto: DR) 


Fotografias da beleza celeste que captam a vastidão do Universo...
                              Foto: Guia do Estudante



Foto: www.sp-astronomia.pt