quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CINEMA IDEAL - comemora dois anos

 
Um projeto em direção diferente da corrente, porque ainda há quem acredite que a cultura não tem que ser direcionada para o lucro  fácil. Neste caso, implicou acolher filmes menos comerciais, mas que possam trazer mais-valia ao público. E foi com esta filosofia cultural que o Cinema Ideal, no coração de Lisboa, começou e mantem as portas abertas. Dois anos depois, comemora a sua existência, entre 25 e 31 de agosto, com entrada gratuita.  

O Ideal exibe documentários, clássicos, filmes europeus e de outros pontos do mundo, filmes para crianças de uma selecção de "20 dos melhores filmes" que passaram no Ideal. No dia 30, 3ª feira será exibido o 21.º filme escolhido pelos espetadores por votação online.


Fotografia: Observador

No Cinema Ideal encontramos ainda o Café que recebeu o mesmo nome,  partilhado com a Livraria Metamorfose, um espaço em que coabitam em harmonia tostas, saladas, e livros e discos para venda.

Num país em que se paga sem consternações o preço de um bilhete de futebol e/ou de um concerto, naturalmente que há espaço para várias opções e preferências, a ida ao cinema com  produção menos comercial, pode juntar-se à lista de opções. 

Os filmes "Timbuktu", "Taxi", "As mil e uma noites", "Os cartonistas", "45 anos", "Os Maias", são alguns dos filmes que integram a programação com entrada gratuita.


 
 

FOLKFARO - Folclore Internacional da Cidade de Faro

Se está no Algarve aproveite, depois da praia, para ir a um evento animado, o Folkfaro que decorre entre 20 a 28 de agosto na cidade de Faro. Para além dos espectáculos de diversos pontos do globo, conta com animação  infantil e ateliers para crianças e para a terceira idade. O festival tem ainda uma preocupação social uma vez que inclui um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional.




Fotografia: Teatro das Figuras

Integrado no Verão cultural algarvio com o mote "NA SENDA DOS RITMOS DO MUNDO!" , o Folkfaro, organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, acolhe as tradições da música e da dança do mundo. 
 
Na 14ª edição, este evento inclui ainda a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais, mais um motivo para ir a este festival, no passeio da Doca de Faro.
 
Um festival decorre em vários pontos da região de Faro, com animação de rua e  desfiles que proporcionam um ambiente de festa e de alegria. No último dia, será transmitida uma mensagem de fraternidade e de paz entre os povos com a Celebração Ecuménica na Igreja da Sé.