quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MUSEU FLUTUANTE DE AVEIRO


Dois jovens desempregados, uma lancha histórica e Aveiro. Foram estes os três elementos que fizeram nascer um projeto que se transformou num Museu flutuante.
 
   Foto: DR

A lancha "Praia da Costa Nova" efetuou durante 50 anos a ligação fluvial a S. Jacinto, mas em 1996 ficou confinada ao cais. A história da lancha poderia ter terminado desta forma, mas dois jovens amigos decidiram que poderiam fazer algo diferente. Depois de um exigente e profundo trabalho de restauro,  a tradicional lancha é hoje um museu flutuante que realiza passeios pelos canais da Ria de Aveiro, de São Jacinto à Torreira, permitindo conhecer melhor esta paisagem.

 
Foto: Turismo de Portugal Centro
 
 Algumas das espécies que povoam esta área classificada como protegida pela sua diversidade e riqueza.


 Foto: Turismo de Portugal Centro


 Os típicos barcos moliceiros navegam na ria de Aveiro.
 
 

domingo, 23 de outubro de 2016

THE NEW ART: FESTIVAL DE ARTE E TECNOLOGIA


Um festival internacional que cruza a internet e a arte, o virtual e o digital em que as obras de artes contemporâneas  são projetadas por artistas a partir da ciência, da tecnologia e da inovação.

Quando? Espera por ti, de 3 a 10 de novembro, em diversos espaços do centro de Lisboa, entre outros: Museu Nacional da História Natural e da Ciência,  montras das lojas do Chiado  e Mercado da Ribeira - espaço TimeOut.

 


 
Com a incontornável influência da internet, este festival integra a 4ª revolução industrial - termo que engloba diversas tecnologias, como a computação em nuvem,  a Internet das Coisas, os sistemas cibernéticos, a automação, as tecnologias móveis ou a gestão de elevadas quantidades de dados - e tornar-se num ponto de referência nos festivais culturais. 
 
Image:NewImg18.png
Fotografia: Instituto de Eletrónica e de Engenharia de Informática de Aveiro
 
Para além da exposição de artistas de várias nacionalidades, o festival conta com música criada a partir de sons  digitalmente sintetizados e nem o imobiliário eletrónico e os ecrãs da cidade serão esquecidos! Há ainda o lançamento de uma ferramenta -  a Second City - que permite aumentar a realidade.  
 
Image:Photo-09-500x250.png
Fotografia: Instituto de Eletrónica e de Engenharia de Informática de Aveiro
 
No último dia de programação consta um seminário sobre a inovação cognitiva nas artes contemporâneas com a participação de artistas e representantes de empresas de tecnologia.