sábado, 25 de fevereiro de 2017

CARNAVAL DE PODENCE - Macedo de Cavaleiros

Podence, aldeia perto de Macedo de Cavaleiros, tem no Carnaval a festa mais representativa e conhecida do ano. Nessa altura, os Caretos de Podence animam as ruas com os trajes coloridos e a cara coberta com máscaras de madeira ou couro e  o nariz pontiagudo. Os chocalhos e as campainhas colocados à cintura e os gritos anunciam a sua animada passagem.

Uma tradição que tem origem na Roma antiga, as Lupercais, em honra de Luperco, deus da protecção dos rebanhos e da fertilidade.


Estas personagens coloridas  correm pela aldeia para dançar com as raparigas e os rapazes mais novos para seguir a tradição, os facanitos, imitam os caretos.


                                                    Fotografia: lamegoimage.blogspot.pt


Conhecido também por Entrudo Chocalheiro, por ser o único que chocalha, o Careto de Podence, está ligado ao culto da fertilidade e ao fim do implacável frio inverno transmontano e ao princípio da Primavera.


Mantendo a tradição, sem samba, o Carnaval de Podence identifica-se pela autenticidade numa festa cada vez mais frequentada que dura quatro dias, e que faz parte da tradição histórica e cultural do nordeste transmontano.

Este ano a "Festa de Carnaval dos Caretos de Podence" foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, um marco relevante para promover o reconhecimento internacional.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

LIVRARIA-BAR - "MENINA E MOÇA" - Lisboa

Numa conhecida e cosmopolita rua lisboeta, perto do Cais do Sodré,  nasceu um espaço pouco característico: a Livraria Menina e Moça. Nome adoptado da obra de Bernardim Ribeiro,  tem como ponto comum  a língua portuguesa como um abraço convidativo entre nacionais e estrangeiros.

foto de Menina e Moça - Livraria Bar

Num cenário colorido que acolhe no tecto barcos e balões ilustrados, a  leitura e as tertúlias  fazem parte do programa desta livraria que também pretende homenagear Lisboa, com as obras de Marina Tavares Silva e a sua emblemática colectânea Lisboa Desaparecida, a venda de postais de Lisboa antiga e textos jornalísticos sobre a capital portuguesa.
 foto de Menina e Moça - Livraria Bar



Para além dos clássicos e contemporâneos escritores portugueses, há livros  de clássicos da literatura internacional, livros de autores nacionais em inglês, mas também se prevê em língua francesa para  despertar um público estrangeiro com a literatura traduzida.
 foto de Menina e Moça - Livraria Bar
A gastronomia também é protagonista neste espaço literário com uma ementa apresentada sinais ortográficos, como por exemplo, as “vírgulas” que correspondem aos petiscos, os “contos”  às  sopas.  Há bebidas tipicamente portuguesas, o medronho e a ginjinha e bebidas dedicadas à comunidade de países de língua portuguesa.


 O livro desassossega, encanta e faz-nos ir para lugares conhecidos e desconhecidos. Para Cristina Ovídio, dona da livraria “Tudo o que exige silêncio e estarmos com nós próprios acaba por nos assustar” e “ninguém sente os sons da cidade nem olha a arquitectura ou sequer nos olhos do outro”.

Talvez aqui, as tecnologias sejam, ainda que provisoriamente, deslocadas para um plano secundário e olhar, contemplar, apreciar um livro, a decoração, acompanhada por pratos típicos portugueses e da lusofonia sejam um pretexto convincente para verdadeiramente ... sentir!

Fonte: Jornal "Público"
Fotografias: "Zomato"