A tradição ainda é o que era, e Penamacor mantém o Madeiro, uma forte e conhecida tradição que a torna também conhecida como Penamacor Vila-Madeiro.
Foto: Câmara Municipal de Penamacor
Os Madeiros, grandes fogueiras que se acendem no adro da Igreja ou no centro ou praça principal da aldeia ou vila, são também conhecidos por fogueiras do Galo ou fogueiras de Natal, começam com a recolha de troncos, galhos, madeira, perto da altura de Natal.
O Madeiro é uma ligação à memória dos tempos que aquece e une quem partilha esta tradição, uma festa que atravessa gerações.
Fonte: Jornal Beira.pt
A festa do Madeiro começa em Penamacor no dia 8 de Dezembro. Com entusiasmo, a população acolhe o cortejo de tractores e reboques que com rapazes e raparigas, antes eram apenas rapazes, em cima dos troncos, cantam acompanhados à concertina.
Ateado ao final da noite do dia 24 de Dezembro, excepto em Penamacor, que arde de 23 para 24, o Madeiro mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, num momento de partilha e alegria a população reúne-se à volta da fogueira.
Foto: Câmara Municipal de Penamacor
A Vila-Madeiro tem ainda Tasquinhas, o Mercado de Natal, animação, artesanato em ruas iluminadas que dão um brilho especial a esta festa de Penamacor.
Sem comentários:
Enviar um comentário