Muitas vezes, quando pensamos em arqueologia pensamos num amontoado de restos, de vestígios aparentemente desligados e sem importância. Já estou a imaginar a pergunta: "Para que é que isto serve?". Para muito, tendo em conta que a arqueologia é uma ciência social que estuda os antepassados, as sociedades extintas recorrendo, entre outros, a restos materiais, a objetos como uma peça de arte ou um monumento arquitetónicos.
Para conhecer o passado e compreender o presente a Arqueologia - termo que vem do grego « arkhé », o que está no princípio de tudo, e « logos », pensamento, estudo - é uma preciosa aliada.
Este ano a Festa da Arqueologia irá realizar-se nos dias 4 e 5 de Junho, entre as 10 e as 19 horas no Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa. O tema escolhido foi a Arqueologia Experimental e conta com a organização da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
Um evento que nos transporta ao passado que, através da arqueologia, permite conhecer o quotidiano dos nossos antepassados. Pode assistir aos jogos antigos, a uma peça de teatro romana, participar nas oficinas de criação de utensílios, assistir à projeção de pequenos documentários, na presença de arqueólogos especialistas que podem esclarecer algumas dúvidas e falar de curiosidades.
Vem conhecer esta festa gratuita que, para além das muitas actividades, conta com lançamento de livros, palestras e conversas com especialistas da área.
Fotografia: Museu Nacional de Arqueologia
Sem comentários:
Enviar um comentário