Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros da Universidade do Porto
Foto: pportodosmuseus.pt
Após décadas de estagnação, foi reabilitado o maior telescópio do país, o Grande Telescópio da Universidade do Porto localizado no Monte da Virgem, em Gaia. A inauguração realizou-se no passado dia 2 de julho, pretendendo-se com este equipamento o ensino e a investigação nas áreas da Astronomia, da Astrofísica e da Engenharia Geográfica. A divulgação científica é outro dos objetivos, sendo importante para dar a conhecer a todos os públicos estas áreas, bem como aproximar e sensibilizar para este mundo científico.
Foto: Notícias Universidade do Porto
Falamos de poluição e, muitas vezes, nem nos lembramos da poluição espacial. Com este propósito, e no âmbito de uma abrangente iniciativa europeia, o Ministério da Defesa Nacional irá participar no programa nacional de “Space Surveillance and Tracking” (SST).
A esta reabilitação antecedeu, em 2013, à do Círculo Meridiano de Espelhos. Este equipamento adquirido em 1957, distinguiu-se por ser dos poucos, para além do de Pulkovo, na ex-URSS – que alguma vez funcionaram, a permitir determinar a hora por técnicas astronómicas.
Círculo Meridiano de Espelhos
Jornal de Notícias (Foto: DR)
Fotografias da beleza celeste que captam a vastidão do Universo...
Jornal de Notícias (Foto: DR)
Fotografias da beleza celeste que captam a vastidão do Universo...
Sem comentários:
Enviar um comentário