O Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento comemora mais um ano de existência no próximo dia 28 de outubro. São 160 anos a divulgar o Património Ferroviário Português, 160 anos a promover a importância social, económica, cultural e, não podemos esquecer, ecológica do comboio. Confesso que sou fã deste meio de transporte!
Fotografia: Entroncamento Online
Do programa diversificado criado para esta comemoração, com início a 28 de outubro e que se irá prolongar até ao dia 30 de outubro, consta o Locomodels, um evento de modelismo ferroviário, música com um concerto de Pedro Dyonysyo e arte com a inauguração da exposição temporária "Nas Entre-Linhas" com a assinatura da artista plástica Joana Arêz. Exposição que traz uma nova abordagem e diferentes olhares sobre o Património Ferroviário Nacional. Durante a inauguração irá decorrer uma sessão de Leitura sobre o dia 28 de outubro de 1856, data que marca o início da primeira viagem de comboio em Portugal efetuada entre Lisboa e o Carregado.
Foto: Museu Nacional Ferroviário
Há ainda mais uma inauguração sobre as oficinas dos Caminhos-de-ferro que abrange uma coleção de máquinas-ferramenta , e, claro, a exposição permanente do museu que relata a História dos 160 Anos de Caminhos-de-ferro em Portugal.
Para as crianças está prevista, a exibição, na carruagem-auditório, do filme “Paddington”, o simpático urso que viaja de comboio, e diversas oficinas dedicadas às famílias.
Se ainda não experimentou os quadriciclos, tem a oportunidade de o fazer nas linhas do museu que também disponibiliza um circuito de modelismo tripulado. Para os apreciadores de Lego, há a exposição temporária Comboios em Lego - “Brick by Brick”.
Vamos fazer uma viagem de comboio! Todos a bordo!
Sem comentários:
Enviar um comentário