quarta-feira, 24 de junho de 2015

ARTE NO LIVRO - OFICINA DE ENCADERNAÇÃO, RESTAURO DE LIVROS E LIVRARIA - Cascais

 
Um passeio pela zona antiga de Cascais e, em jeito de surpresa, "vais conhecer um sítio novo", entrei na "Arte no Livro" uma oficina de encadernação e  restauro de livros e livraria que inclui um espaço dedicado ao público infantil. Mas tem mais,  é também um local de tertúlias com conversas revigorantes e interessantes.
 
  
 
Ao longo de uma agradável conversa com uma das proprietárias, Andreia Tibério dos Santos, fiquei a saber que este espaço foi aberto em Novembro do ano passado.
 
 
 
 Voltando um pouco atrás, a paixão pela encadernação e restauro de livros começou com Vítor Luiz dos Santos, avó de Andreia, considerado como um dos melhores encadernadores e douradores portugueses.
 
O filho, Fernando Pinheiro dos Santos, seguiu-lhe as pisadas e a filha, Andreia abraçou esta arte. Embora  trabalhe numa área de que gosta, a encadernação e o restauro são as paixões às quais um dia Andreia gostaria de se dedicar em exclusividade. 
 
 
 
Pai e filha,  mantêm os ensinamentos do Mestre Vítor Santos e, como seus aprendizes, perpetuam na Arte no Livro uma tradição manual que alimenta a paixão pelos livros.
 
Como compreendo esta paixão pelos livros que, em livros encadernados, é ampliada pelo toque nas peles, pelo manuseamento das folhas, pelo cheiro caracterísitco e pela beleza especial de um livro restaurado e/ou encadernado.


 
 


O trabalho nas máquinas antigas que executam esta arte tradição com as técnicas dos antigos encadernadores e douradores, os ferros e as madeiras acompanham esta paixão envolvente.







 
Afinal, nalguns  sítios a tradição ainda é o que era,  e é bom saber que, há quem lhe reconhece a importância e valor da sua continuidade!