sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIA DE S. VALENTIM

 
Hoje é dia de S. Valentim, por convenção, pela lenda, seja quais forem as razões, o amor acontece todos os dias, das mais diversas formas.
 
Não é preciso ficar deprimido/a triste  (isto é em especial para algumas amigas minhas), porque está escrito "o amor está no ar", nas lojas, na constante publicidade. Nem é preciso comemorar, tenha ou não cara-metade.
 
Muitas vezes, mais vale sozinho/a que mal acompanhado/a. A pessoa certa nem sempre é fácil de encontrar. Não procures. Vive o melhor possível todos os dias! O que é preciso é aproveitar o dia, afinal estamos cá para ser felizes! E hoje é o dia!
 


"Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos.

Não existem príncipes nem princesas.
 

Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.

O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser." Desconhecido




 

"Os ventos que às vezes tiram
algo que amamos, são os
mesmos que trazem algo que
aprendemos a amar...

Por isso não devemos chorar
pelo que nos foi tirado e sim,
aprender a amar o que nos foi
dado.Pois tudo aquilo que é
realmente nosso, nunca se vai
para sempre..."
Bob Marley



 
 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CORIOLANO - Teatro

 
O Teatro Nacional de S. João do Porto tem em cena a peça "Coriolano", após a estreia em Lisboa no Teatro D. Maria II, até ao dia 16 de Fevereiro.
 
Obra intemporal, baseada na obra de Shakespeare, faz-nos voltar a questionar: quem queremos e como queremos ser governados? Nas ruas sente-se a revolta e uma forte tensão, a fome aumentou e Caio Márcio Coriolano é acusado de "privar Roma do velho serviço público". 
 
Caio Márcio, conhecido como Coriolano após vencer uma batalha contra os volscos, é um político, considerado traidor foi banido da pátria, tendo regressado como herói. Mas acaba por ser odiado pelo povo e morto devido às manobras dos conspiradores. Nem a mãe nem a mulher  conseguiram evitar uma morte trágica.
 
Encenado por Nuno Cardoso, interpretado por a "Ao Cabo Teatro" este espectáculo distingue-se pela qualidade,  pela entrega dos seus actores que não se resignam, que continuam a acreditar no teatro como um papel maior. O protagonista, representado por Albano Jerónimo, tem uma actuação  excepcional.  
 
 
Albano Jerónimo em Coriolano ®Victor Hugo Pontes
Foto de Victor Hugo Pontes

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PORTA Nº 5 - TAVIRA

Local de encontro de diversos povos e culturas – fenícios, árabes, judeus –marcada por uma forte presença islâmica, Tavira é conhecida como a cidade das Igrejas, contando com vinte e uma igrejas.

A preservação e reabilitação do espaço urbano distinguem Tavira com os “telhados de tesouro” – coberturas de quatro águas - e as tradicionais portas ou janelas de reixa.



A influência árabe levam a um poema de Ibn´Ammâr dedicado a Al-Mu'tamid, poeta luso-árabe nascido em Tavira no século XI (extraído de " O meu coração é árabe" de Adalberto Alves (3ª edição).

 
A Al -Mu´tamid

quantas noites passadas lá o açude
sinuosas deslizavam as correntes do rio
como manchadas serpentes

as correntes murmuravam junto a nós,
ao passar, qual gente ciumenta,
a querer magoar-nos à força da calúnia.
mas no recanto eleito
era o jardim que vinha visitar-nos
enviando seus presentes
nas perfumadas mãos da brisa.