sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MUNDO GIRO

Boas notícias e positivas fazem falta e são importantes, em especial na época que atravessamos. Iniciativas que nos trazem alento, estímulo e esperança para criar um mundo melhor, e há mais do que às vezes pensamos!

Uma boa notícia é o "Mundo Giro", mais do que uma feira de troca de brinquedos usados,  é um contributo pedagógico e construtivo que ensina aos mais novos valores de responsabilidade social, partilha, a importância das escolhas e o valor das coisas.
 
Nos dias 10 e 11 de Novembro, das 10H00 às 18H00, irá decorrer a segunda edição do Mundo Giro no Mercado Municipal de Oeiras.  Esta iniciativa dirigida a famílias com crianças entre os dois e os dez anos de idade tem entrada gratuita.

Como participar?

As crianças devem levar brinquedos em bom estado a que será atribuído um valor em "giros", sim, vai descobrir uma nova moeda, e que pode utilizar na compra de outros brinquedos usados, em saltos no insuflável ou em guloseimas.
 


                                           http://www.jf-oeiras.pt/Post/Index/963


E o que acontece aos brinquedos que não forem comprados?
São distribuídos por instituições de solidariedade social.

 

As crianças vão gostar de aprender a brincar com outros valores! Basta trazer um brinquedo ...  e, claro, um sorriso!
 
 
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Aristides de Sousa Mendes – O Consul de Bordéus


Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, nasceu em 19 de julho de 1885, em Cabanas de Viriato. Oriundo de uma família aristocrática, católica e monárquica, licenciou-se em Direito, seguiu a carreira diplomática tendo ocupado diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora. Após cerca de dez anos de serviço na Bélgica, Salazar nomeia-o cônsul em Bordéus.


A desobediência de Aristides à Circular 14 de Salazar, através da qual os cônsules portugueses devem recusar vistos às "estrangeiros de nacionalidade indefinida, contestada ou em litígio; os apátridas; os judeus, quer tenham sido expulsos do seu país de origem ou do país de onde são cidadãos”, permitiu salvar as vidas de mais de 30.000 refugiados durante a Segunda Guerra Mundial.

Esperamos que a Casa do Passal casa de família onde viveu com a sua  mulher e os catorze filhos, seja recuperada para, merecidamente, manter a memória de Aristides Sousa Mendes.

No dia 8 de novembro estreia o filme "Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Bordéus" com a realização de Francisco Manso e João Correa. Uma produção nacional que não vamos perder!

domingo, 4 de novembro de 2012

FINAL DE TARDE DE DOMINGO ... COM CHUVA!


Para quem não gosta do final de tarde de domingo, em especial com chuva, e se começa a sentir inquieto pelo princípio da semana que está à porta, não precisa de sair pela janela. Descontraia, aproveite para desfrutar o resto do domingo de chuva. Se uma música ajudar,
força, ponha a tocar a sua música preferida...e um chá com bolinhos também se recomenda.









No final, pode juntar um sorriso! Vá, não lhe vai fazer mal!


"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem; cada um como é."



UMA EXCELENTE SEMANA!


ENERGIA POSITIVA e







      SORRISOS!