quarta-feira, 8 de julho de 2015

TAVARES BELO

 
Há pouco tempo, num concerto em Lisboa, ouvi uma composição de Tavares Belo, um dos mais conhecidos compositores e maestros portugueses dos anos quarenta e cinquenta, fiquei a saber.


Nascido em 1911, em Faro, Armando Alberto Tavares Belo, músico inato, não tirou um curso de música. As suas qualidades musicais tornaram-no um músico "de ouvido", reproduzia ao piano com surpreendente facilidade as melodias que ouvia. A sua formação musical vem das aulas de piano com uma professora que viria a casar-se com o seu irmão. 
 
Autodidacta, tocou no Clube Montanha, em Lisboa e na Orquestra Portugal. Foi fundador da Orquestra Toseli com Álvaro Silva e, em 1946, vem a dirigir a Orquestra de Variedades da Emissora Nacional. No mesmo ano, criou a Orquestra Tavares *Belo.


Armando Tavares Belo

                                                                      Foto: Instituto Camões

 Tavares Belo distinguiu-se na composição de música ligeira,  música para revistas e cinema, tendo composto para artistas como Beatriz Costa, Laura Alves e Max. Foi ainda autor das bandas sonoras dos filmes "Rosa de Alfama" e "Duas Causas".
 
Para além da música ligeira,  Tavares Belo conta no seu repertório com a composição de concertos para piano e orquestra, tendo dirigido orquestra do 1º Festival RTP da Canção em 1964.
 
Um notável percurso que mereceu o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e as medalhas de “Mérito Municipal da Cidade” atribuídas pelas cidades de Lisboa  e  Faro.

 Faleceu com 82 anos em Cascais, tendo deixado um trabalho marcante e admirável.
 
Um forte aplauso para Tavares Belo.