quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Aristides de Sousa Mendes – O Consul de Bordéus


Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, nasceu em 19 de julho de 1885, em Cabanas de Viriato. Oriundo de uma família aristocrática, católica e monárquica, licenciou-se em Direito, seguiu a carreira diplomática tendo ocupado diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora. Após cerca de dez anos de serviço na Bélgica, Salazar nomeia-o cônsul em Bordéus.


A desobediência de Aristides à Circular 14 de Salazar, através da qual os cônsules portugueses devem recusar vistos às "estrangeiros de nacionalidade indefinida, contestada ou em litígio; os apátridas; os judeus, quer tenham sido expulsos do seu país de origem ou do país de onde são cidadãos”, permitiu salvar as vidas de mais de 30.000 refugiados durante a Segunda Guerra Mundial.

Esperamos que a Casa do Passal casa de família onde viveu com a sua  mulher e os catorze filhos, seja recuperada para, merecidamente, manter a memória de Aristides Sousa Mendes.

No dia 8 de novembro estreia o filme "Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Bordéus" com a realização de Francisco Manso e João Correa. Uma produção nacional que não vamos perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário