segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CASTELO DO SABUGAL

Conhecido pelas suas cinco quinas, o  castelo do Sabugal, com  uma torre pentagonal, com 38 metros de altura, constituia uma excelente defesa e ponto de vigilância dos exércitos inimigos. Hoje é um monumento patrimonial de referência da época medieval na região de Riba Côa.




 
 
 
D. Dinis, o rei lavrador, tornou Sabugal território portugês retirando-o do domínio de D. Fernando IV de Castela.

Com a Batalha do Sabugal, em  1811,  as tropas anglo-lusas sob o comando do Duque de Wellington, durante a Terceira Invasão Francesa venderam  as tropas francesas de Napoleão Bonaparte, comandadas por Massena, que foram forçadas a retirar em direcção a Ciudad Rodrigo.
Após a  restauração da independência nacional, em 1640, o Castelo do Sabugal, constituiu um ponto de defesa fundamental contra as tropas espanholas.




Pode conhecer  mais sobre Sabugal e as suas tradições, como a capeia arraiana, no Museu do Sabugal.

Já ouviu falar da rede de judiarias? Pode começar pela Casa do Castelo, junto ao Castelo do Sabugal, uma casa recuperada, dedicada ao turismo da região, onde foram encontrados vestígios judaicos e romanos.



Outras opções de lazer muito convidativas: descansar à beira do Côa,  fazer praia fluvial no Sabugal ou na zona, ou um passeio pela serra da Malcata.


Sem comentários:

Enviar um comentário