sábado, 25 de fevereiro de 2017

CARNAVAL DE PODENCE - Macedo de Cavaleiros

Podence, aldeia perto de Macedo de Cavaleiros, tem no Carnaval a festa mais representativa e conhecida do ano. Nessa altura, os Caretos de Podence animam as ruas com os trajes coloridos e a cara coberta com máscaras de madeira ou couro e  o nariz pontiagudo. Os chocalhos e as campainhas colocados à cintura e os gritos anunciam a sua animada passagem.

Uma tradição que tem origem na Roma antiga, as Lupercais, em honra de Luperco, deus da protecção dos rebanhos e da fertilidade.


Estas personagens coloridas  correm pela aldeia para dançar com as raparigas e os rapazes mais novos para seguir a tradição, os facanitos, imitam os caretos.


                                                    Fotografia: lamegoimage.blogspot.pt


Conhecido também por Entrudo Chocalheiro, por ser o único que chocalha, o Careto de Podence, está ligado ao culto da fertilidade e ao fim do implacável frio inverno transmontano e ao princípio da Primavera.


Mantendo a tradição, sem samba, o Carnaval de Podence identifica-se pela autenticidade numa festa cada vez mais frequentada que dura quatro dias, e que faz parte da tradição histórica e cultural do nordeste transmontano.

Este ano a "Festa de Carnaval dos Caretos de Podence" foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, um marco relevante para promover o reconhecimento internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário