sexta-feira, 27 de março de 2015

PORTA Nº 17 - PORTIMÃO


Se  o turismo é a principal actividade de desenvolvimento económico de Portimão, esta cidade algarvia  com intensa presença romana e árabe,  destacou-se nos Descobrimentos. Assim, a partir do século XV, conhecida como Vila Nova de Portimão, com a expansão comercial portuguesa, desenvolve-se como núcleo urbano.  
 
A localização geográfica promoveu um aliciante intercâmbio comercial e cultural entre o Mediterrâneo, o Atlântico e o Norte de África.

No entanto, com o terramoto de 1755, sofreu graves estragos e esta cidade viveu um período de retrocesso, que seria completamente ultrapassada no século XIX, com o florescimento das indústrias ligadas à exportação de frutos secos, pesca e, em especial, com a indústria conserveira.

Em 1924, Portimão é elevada a cidade. 
 
Sabia que o Presidente da República Manuel Teixeira-Gomes, escritor, diplomata em Londres, era natural de Portimão?
 
O Museu de Portimão, antiga fábrica conserveira, é um dos polos de visita  da cidade, para além da Casa Manuel Teixeira-Gomes, das praias e das ruas típicas. A cidade conta ainda com um agradável e simpático Teatro - Teatro Municipal de Portimão.


 
De Manuel Teixeira-Gomes ficam duas citações:
 
"A política longe de me oferecer encantos ou compensações converteu-se para mim, talvez por exagerada sensibilidade minha, num sacrifício inglório. Dia a dia, vejo desfolhar, de uma imaginária jarra de cristal, as minhas ilusões políticas. Sinto uma necessidade, porventura fisiológica, de voltar às minhas preferências, às minhas cadeiras e aos meus livros."
 
"A acção educadora de uma obra de arte verdadeira é sempre efectiva , e exigir do artista obra de utilidade imediata equivale, muitas vezes, a cortar-lhe as asas." Carta a Manuel Mendes, Bône, 03-12-1930
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário